No Tibete, conta-se que um velho sábio fez a seguinte pergunta aos seus seguidores:
– Por que as pessoas gritam quando estão com raiva?
As pessoas pensaram por alguns instantes até que um deles respondeu:
– Porque perdemos a calma, é por isso que gritamos.
O sábio continuou:
– Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? Não é possível falar com ela em voz baixa? Por que você grita com uma pessoa quando está com raiva?
As pessoas começaram a responder suas perguntas, mas nenhuma das respostas deixou o sábio satisfeito.
Então ele explicou:
Quando duas pessoas estão com raiva uma da outra, seus corações se distanciam, eles se afastam. Então, para encurtar essa distância, elas gritam para serem ouvidas. Quanto mais irritadas estiverem, mais alto terão de gritar para se fazerem ouvir através desta grande distância.
Então, o sábio perguntou:
– O que acontece quando duas pessoas se amam? Elas não gritam, mas falam suavemente umas com as outras, e por quê? Porque seus corações estão muito próximos. A distância entre eles é muito pequena.
O sábio continuou falando:
– Quando essas pessoas se apaixonam ainda mais, o que acontece? Eles não falam, apenas sussurram e se aproximam ainda mais de seu amor. Finalmente, elas nem precisam sussurrar, apenas olham uma para o outro e conseguem se entender perfeitamente. É assim que duas pessoas se unem quando se amam verdadeiramente.
E, para encerrar a explicação, ele concluiu:
– Quando vocês discutirem, não deixem seus corações se afastarem. Não permita que saiam da sua boca palavras que os distanciem ainda mais. Pois, se assim proceder, chegará um dia em que a distância será tão grande que você não encontrará o caminho de volta.